| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

DIA DA VITÓRIA 2016

Page history last edited by Nara 7 years, 9 months ago

 

 

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

Solenidade Relembra o Dia da Vitória

09/05/2016 - Publicado por: PEDRO - Categoria: Cultura - Tags: vitória II Guerra Paz Museu 

 


 

 

O Museu da Paz e a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, em apoio à Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) – regional de Jaraguá do Sul, promoveu, no sábado (7), às 10h30, na Praça dos Expedicionários, solenidade cívica em homenagem ao 71 anos do Dia da Vitória. O dia 8 de maio de 1945 marca, oficialmente, a vitória dos aliados na Europa na Segunda Guerra Mundial, com a assinatura da rendição incondicional (capitulação) da Alemanha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os presentes, autoridades políticas, militares e expedicionários que lutaram no conflito como Walter Carlos Hertel, João Apolinário Francener e João Rodolfo Hauck. Houve, também a participação do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e do Coral Municipal de Jaraguá do Sul que, juntos, entoaram a Canção do Expedicionário. De Jaraguá do Sul e região mais de 100 soldados foram enviados para os campos de confronto europeus. Cinco acabaram morrendo em combate: Antônio Carlos Ferreira, Artur Scheibel, Gumercindo da Silva, Harry Hadlich e João Zapella.

 

 

 

Conflito militar global, a Segunda Guerra Mundial aconteceu de 1939 a 1945, envolvendo muitas nações, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e as bombas atômicas, única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate. Trata-se do conflito mais letal da história da humanidade, resultando em aproximadamente 60 milhões de mortes e um custo de 1,5 trilhões de dólares.(Com pesquisa em http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/a_segunda_guerra_acabou_em_maio_de_1945__falso_.html)

   

 

 

 

Solenidade marca os 71 anos da Vitória dos Aliados na Europa

 

O Museu da Paz e a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, em apoio à Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) – regional de Jaraguá do Sul, promove, no dia 7 de maio, às 10h30, na Praça dos Expedicionários, solenidade cívica em homenagem aos 71 anos do Dia da Vitória. Como participação especial, o evento terá a presença da Banda de Música do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e do Coral Municipal de Jaraguá do Sul. O dia 8 de maio de 1945 marca, oficialmente, a vitória dos aliados na Europa na 2ª Guerra Mundial, com a assinatura da rendição incondicional (capitulação) da Alemanha.

O ato de capitulação incondicional da Alemanha foi assinado às 2h40 de 7 de maio de 1945. Segundo o acordo, os combates deveriam cessar precisamente às 23h01 do dia 8 de maio, mas a notícia da assinatura da rendição correu o mundo já na manhã do dia 8, o que obrigou os chefes de três dos quatro países aliados – Harry Truman, nos Estados Unidos; Winston Churchill, no Reino Unido e Charles de Gaulle, na França – a anunciar oficialmente o fim dos enfrentamentos as 15 horas daquele dia. A partir de então, o dia 8 de maio tornou-se a data da vitória sobre as forças nazifascistas (Alemanha e Itália). O conflito, no entanto, ainda não havia chegado ao fim. Foi preciso esperar até o dia 2 de setembro de 1945 para que o Japão assinasse a capitulação, o que encerraria definitivamente a Segunda Guerra Mundial.

O maior conflito militar global, a Segunda Guerra Mundial aconteceu de 1939 a 1945, envolvendo muitas nações de vários continentes, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e as bombas atômicas, única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate. Trata-se do conflito mais letal da história da humanidade, resultando em aproximadamente 60 milhões de mortes e um custo de 1,5 trilhões de dólares.

(Com pesquisa em http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/a_segunda_guerra_acabou_em_maio_de_1945__falso_.html)

 

 

 

 

 

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

 

 

A ITÁLIA, HOJE...

 

 

 

 

 

Foram os avós dessas crianças que viveram as agruras e os horrores da Segunda Guerra Mundial e foram eles que testemunharam a coragem e a generosidade do soldado brasileiro. Foram eles que viram o rancho dos acampamentos brasileiros avançar na seguinte ordem: as crianças italianas, os soldados, os adultos italianos. E, tecnicamente, eles eram o inimigo. Foram eles que viram, encerrados os combates, o Mestre Pracinha reconstruir escolas, igrejas e hospitais das pequenas cidades e vilas devastadas pela guerra.  

 

Hoje, passados setenta anos do fim da SGM, as crianças, demonstrando efetivamente a

gratidão e o respeito que os italianos têm pela FEB, cantam com entusiasmo e vibração

a belíssima Canção do Expedicionário.

 

E aqui?

 

Excetuando os militares, que honram e cultuam nossos bons feitos, quem mais comemorou tão importante evento? Quem sabe o que é a Força Expedicionária Brasileira? Quem sabe que o Brasil combateu na Itália, do lado certo? Algum grande jornal destacou a data? 

 

Nossos combatentes da FEB, os poucos que ainda vivem, têm todos mais de noventa anos, estão perto de morrer. O mais triste é que, na memória dos brasileiros, já morreram há muito tempo.

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.